terça-feira, 16 de agosto de 2011

Paranapiacaba - Palestra de Observação e Identificação de Aves

Olá a todos, no primeiro fim de semana de Agosto (06 e 07) fui convidado para palestrar em Paranapiacaba em um evento organizado pela Ekholus foi um fim de semana bem legal no Sábado foi a parte teórica, a turma foi de estudantes em biologia, 
falei sobre os seguintes tópicos:


- Grupo de aves;
- Separando cada individuo de um grupo;
- Dimorfismo sexual;
- Gêneros diferentes, porém semelhantes na aparência;
- Espécies crípticas;
- Espécies não tão crípticas;
- Morfo escuro;
- Indentificação pelo bico;
- Identificação pelos pés;
- Observar com os ouvidos;
- Identificação pelo vôo ou silhueta;
- Identificação por habitat;
- Identificação pelo pouco;
- Acessórios para observação;
- Dicas para saída de campo;
- Dicas de comportamento;
- Os melhores horários para observação;
- A importância da observação de aves;



A noite saímos para ver algumas espécies de anfíbios, insetos, répteis, etc.. e é claro corujas. 





Porém a única que nos deu os ar da graça foi a poderosa Pulsatrix koeniswaldiana - murucututu-de-barriga-amarela, porém essa só cantou e respondeu ao playback, mas ficou dentro da mata e não apareceu nem um pouquinho... (bom pelo menos ouvimos ela rs...)



Bem, já no outro dia, acordamos cedo, porém o café atrasou um pouco, aí ficamos um tempo ali no centrinho de Paranapiacaba mesmo observando as aves, conseguimos ouvir e observar várias aves, as que mais me chamaram a atenção foram um Micrastur ruficollis - falcão-caburé cantando lááá longe.. e um casal de Phacellodomus erythrophthalmus - joão-botina-da-mata, porém só consegui ouvir esses bichos, estavam fora do meu alcance.

Depois saímos para Reserva biológica, até esse momento eu estava com minha camera fotográfica, porém quando chegou lá, passei ela para minha esposa e comecei a guiar.

Conseguimos observar mais de 20 espécies mesmo com o grupo grande (mais de 20 pessoas) até que conseguimos ver uma boa quantidade...

Vejam as fotos que minha esposa (Aline Dávila Bucci) fez:

Rolinha-roxa

Tangará

Choquinha-lisa

Capitão-de-saíra

Pula-pula

Papa-formiga-de-grota

Beija-flor-de-garganta-rajada

Saíra-lagarta

Espero que tenham gostado e até a próxima passarinhada ;)

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

SPAventura um dia de chuva mas com boa passarinhada

Nesse Domingo passado (31/07) guiei meus amigos Evaldo e Sandra no SPAventura em Ibiúna-SP, o dia estava chuvoso, estava nublado e a parte da manhã com garoa praticamente o tempo todo.


Mas, mesmo assim eles insistiram e aproveitaram bem, foram 11 lifers para um e 13 para outro, uma marca muito boa para um dia ruim, começamos fora da fazenda com uma Saracura-do-mato bem tranquila na beira da estrada de terra, conseguiram fazer fotos de dentro do carro, mas aí comecei a ouvir várias aves e descemos um pouquinho (a garoa estava bem fraquinha ) chamei a bentevizinho-de-penacho-vermelho que estava mais próxima e já começamos com duas espécies fotografadas.


Chegando na fazenda e paramos logo na entrada, ali já conseguiram mais três lifers, João-botina-do-brejo, Piá-cobra e Tororó.


Fomos para o café da manhã e saindo dali pegamos uma trilha pequena e próxima de coberturas (garoava o tempo todo) nisso já foi mais um Chupa-dente, paramos no casarão e esperamos mais um pouco.... a garoa tinha aumentado. Depois descemos até o alojamento e depois disso pegamos a trilha da Uvaia, essa trilha embora seja pequena é muito boa, tem várias aves por ali, já passei três vezes por lá e me encontrei com um bacurau dormindo ali, mas como estava garoando a trilha estava bem quieta, tentei atrair um pula-pula-assobiador para foto mas o bicho não parou então desistimos dele (para não estressar o danado) mas o pica-pau-anão-de-coleira e a choquinha-carijó deram um show!!!


Depois disso fomos para o almoço e logo depois fotografamos o Grimpeiro que ficou cantando praticamente o dia todo, fizemos uma caminhada bem tranquila depois, a chuva deu uma trégua e conseguimos mais algumas avezinhas ali como choca-da-mata, tucano-de-bico-verde e joão-teneném que foi lifer pra eles também :)


Voltando para fazer a ultima trilha meu coração quase parou!!!! Estavamos perto do barracão onde almoçamos, olhei pro lado e vi, pra mim era uma saíra-sapucaia, vi as costas pretas mas como o dia estava chuvoso o bicho estava molhado e outra, era uma fêmea... na hora já pedi pro Evaldo e para Sandra fazer uma foto: "FOTOGRAFA.... DE QUALQUER JEITO MAS FOTOGRAFA" rs... o registro era mais importante no momento, depois pensávamos em melhorar a foto. Infelizmente vai ficar a dúvida se era a Saíra-sapucaia ou a Saíra-preciosa, de qualquer forma foi + um registro novo para o SPAventura e para Ibiuna no WikiAves.


Depois disso foi a vez do Arredio-pálido, Sanhaçu-do-coqueiro, Carrapateiro que passou voando por cima e pousou em uma Araucária depois disso veio o Sanhaçu-de-encontro-amarelo se acabando em um cacho de bananas (foi mais um lifer pro SPAventura).


Enfim... apesar da chuva foi um dia bem produtivo... depois foram as vezes de Bico-virado-carijó, Arapaçu-verde, Papa-formiga-de-grota, Flautim e para finalizar mais um lifer pro SPAventura, para o Evaldo e para Sandra e para Ibiuna no WikiAves a danada da Maria-preta-de-bico-azulado.


Vejam algumas fotos feitas pelo Evaldo que me permitiu pegar as fotos do WikiAves para mostrar aqui:


Piá-cobra

Pica-pau-anão-de-coleira

Flautim

Papa-formiga-de-grota

Alegrinho

Choca-da-mata

Grimpeiro

João-botina-do-brejo


E por último a foto da Saíra fêmea ou peruviana ou preciosa:


É isso aí pessoal, até a próxima passarinhada ;)

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Curso de Identificação e Observação de Aves em Paranapiacaba

A Ekholus esta organizando um curso de "Educação Ambiental - A Biodiversidade da Mata Atlântica" que será neste Sábado e Domingo em Paranapiacaba e fui indicado para ministrar um curso de Observação e Identificação de Aves, o curso terá uma parte teórica no Sábado e outra prática no Domingo saída em campo.


Quem puder comparecer ficaria muito contente :)

AH! O local oferece alojamento já que a trilha vai ser bem cedo no domingo (as 5:00hs)

Postagens populares