domingo, 11 de dezembro de 2011

Minhas Férias: Terceira Parada, Intervales

Bem, voltando pra casa nem desfiz as malas, lavamos a roupa suja e colocamos de novo na mala e fomos direto para Ribeirão Grande-SP lá é onde fica o Parque Estadual de Intervales, um dos melhores lugares do Brasil para observação de aves.

Dessa vez fomos minha esposa, eu e meus amigos Gilberto Lima e Victor Chahin.
Conheci Intervales no ano de 2009 quando estava começando a me aventurar nas matas do Brasil, fiquei muito feliz em voltar agora com uma certa experiência no assunto, e FOI DEMAIS!!!

No primeiro dia sem precisar sair para trilhas, só ali perto conseguimos ver, ouvir, fotografar, filmar o seguinte:
Gaturamo-rei, Sabiá-laranjeira, Tecelão, Arapaçu-verde, Corocochó, Capitão-castanho, Picapauzinho-verde-carijó, Catraca, Saíra-sete-cores, Bem-te-vi-pirata, Tororó, Cabeçudo, Bico-virado-carijó, Maitaca-verde, Sanhaçu-frade, Zidedê, Verdinho-coroado, Tiê-preto, Andorinha-serradora, Sabiá-poca, Beija-flor-de-fronte-violeta, Tachuri-campainha, Saíra-preciosa, Bem-te-vi-rajado, Saci, Tico-tico, Coleirinho, Saí-de-pernas-pretas, Urubu-de-cabeça-vermelha, Beija-flor-de-banda-branca, Frango-d'água-comum, João-pobre, Tiê-sangue, Suiriri, Pavó, Tuque, Arapaçu-de-garganta-branca, Peitica, Pintassilgo e UFA.. ACABOU rs... Corujinha-do-mato.

Bem... isso foi o que consegui lembrar ou fotografar, teve mais sim isso é certeza, mas já deu pra ter ideia né!? :)

Aqui algumas fotos do primeiro dia:
Gaturamo-rei

Corocochó

Pegada de Cachorro-do-mato

Catraca

Bico-virado-carijó

Saíra-preciosa

Saí-de-pernas-pretas

Aqui um casal de João-pobre

A quantidade de aves que existe na região de Intervales é fantástica, para quem tem ouvido treinado fica complicado, chega a dar dor de cabeça de tanta ave que se consegue ouvir e identificar, é espetacular.

Enfim, foram mais cinco lifers, na verdade 7 no total, quando um observador de aves passa de 500 espécies, chegar em um lugar desses e conseguir 5 lifers é muito, o nivel de dificuldade e raridade vai aumentando cada vez mais, vejam as fotos das espécies que vi e consegui foto pela primeira vez:
Começamos com o pé BEM DIREITO, olhei pro lado e vi ao longe uma Jacutinga se alimentando em uma árvore bem longe. Como se quisesse se exibir levantou voo e veio em nossa direção, passou por cima da gente, foi INCRÍVEL!

Depois foi a vez de outra beleza rara, o pequenino Macuru, achava que essa ave fosse do tamanho de um malacoptila mas me enganei feio rs... Um bicho MUITO BONITO.

Estavamos o Betinho e eu na trilha juntos quando ouço um som que fez meus ouvidos delirarem, o Tropeiro-da-serra estava ali do meu lado, uma pena que não consegui uma boa foto mas valeu demais ver esse bicho.

Já voltando começamos a ouvir um canto lindo, foi quando o Betinho avisa: "é o Ramphocaenus melanurus" comecei a chamar o bichinho e ele veio, veio muito perto, ficou na nossa cara e eu estava na frente de mais uma ave que queria muito ver, o Bico-assovelado, bicho bonito pequeno, com o bico comprido, ficamos impressionado com a aproximação dele, até o Betinho tirou a camera dele para fotografar. Além da foto consegui uma ÓTIMA gravação desse bicho cantando.

A noite chegou e fomos atrás das corujas, o tempo estava muito frio pra bacuraus até que essa danada passa voando na frente do carro, finalmente consegui fotografar, já tinha visto a Coruja-listrada em Campo do Jordão, mas na ocasião eu estava sem camera, dessa vez foi diferente.


No ultimo dia, tive o prazer de encontrar mais dois lifers, logo quando acordei comecei a ouvir o Pixoxó cantando como louco, fui lá fora, consegui uma boa gravação e chamei o bicho, finalmente consegui ver e fotografar, foi um registro, mas fiquei contente mesmo assim.


Para finalizar, e com chave de ouro, mais uma espécie que queria muito ver a Galinha-do-mato, não consegui uma boa foto mas valeu demais ver essa ave que eu nunca tinha visto ou ouvido.

É isso aí pessoal, o Parque Estadual de Intervales é um lugar maravilhoso com excelentes guias (Betinho muito obrigado mais uma vez), bom e barato.

Um grande abraço a todos e até a próxima passarinahda ;)

domingo, 4 de dezembro de 2011

Minhas férias: Segunda parada, Reserva Guainumbi

É claro que eu não podia deixar de fora a Reserva Guainumbi, foi lá que comecei a observar aves, cheguei com a Aline no sábado de manhã, por volta das 8:00hs, conheci mais um "WikiAno" o Charles Eduardo, um cara super gente boa que nos acompanhou nas passarinhadas. Depois chegou meu grande amigo Paulo Guerra e sua esposa Edilene, mais tarde João Marcelo e Adriana.

Foi muito bom todos os dias que ficamos lá, fui com o intuito de descansar e não sair louco atras de lifers... estava frio, não teve bacurau, coruja só o casal de Murucututu-de-barriga-amarela, que mais gravei do que fotografei, o PG (Paulo Guerra) nunca tinha visto esse bicho, então deixei as fotos pra ele.

O tempo foi de chuva quase o tempo todo e todos os dias, frio, vento mas conseguimos passarinhar e na Guainumbi mesmo com o tempo ruim é bom... os beija-flores dão um show a parte, não é viajem perdida de qualquer jeito.

Vejam algumas fotos e mais abaixo alguns takes de videos feitos pela minha esposa Aline e eu, destaque para a gravação da Choquinha-carijó e o banho do Beija-flor-preto.

Quando chegamos o tempo ainda estava bom e conseguimos fotografar alguns gaviões, 
aqui um bando de Gavião-tesoura 

Essa Choquinha-carijó mora do lado do viveiro de mudas é bem facil de avistá-la, 
as vezes nem é preciso playback, é só chegar com cuidado.

Essa época é perfeita para fotografar essa ESTRELA, da um show a parte na Reserva.

Olha que fofuchos... não resisti em fotografar o jovenzinho todo bravo (atrás da mãe, claro!!!)

Mesmo com chuva os beija-flores são um SHOW! Cada pose de tirar o folego, esse é o Beija-flor-rubi.

De onde vem essa luz?! Olha como brilha o pescoço do Beija-flor-de-banda-branca

Esse é uma figurinha, embora monocrome dá um SHOW quando chove, 
vejam o vídeo dele tomando banho.

Na Reserva tem um lago com várias bromélias ao lado, já fotografamos muitas espécies de anfíbios ali.

Não teve quase bacurau nenhum, mas apareceu essa lebre bem no meio da estrada, linda não?!

Esse foi o único bacurau que apareceu, conseguimos belas fotos dessa linda espécie.
Esse é o bacurau mais comum, o Bacurau.

JM se divertiu a bessa fotografando esse ENORME sapo rs..

O João-botina-do-brejo deu um mole danado pra gente, consegui trazer ele pertinho de nós no outro dia.

Voltando, vimos esse Anu-preto com uma amora no bico, ficou bem legal o contraste, verde, vermelho e preto.

Na Reserva Guainumbi tem muitos tipos de mariposas, cada uma mais bonita que a outra.

Com uma lente invertida consegui fazer essa foto pegando detalhes em macro das penas do Beija-flor-de-orelha-violeta.

Achamos perto da ponte do lago (na Reserva) um ninho de Filipe.

No entorno se vê muitas paisagens bonitas, essa é uma delas :)

Sempre quis fazer uma foto assim, o casal de João-de-barro cantando, acho que eles fazem uma pose muito bonita.

Aí olho pro lado e vejo esse potrinho olhando pra gente... tive que fazer uma foto.

Essa deu um SHOW pra gente, passava pra lá e pra cá, foi a primeira vez que conseguimos um bom registro da espécie no entorno.

JM sempre carismático com os bichos, não resistiu, pegou capim e já foi dando pra égua.

Voltando, encontramos esse grupo de anu, outra foto que sempre quis fazer.

Aqui o primeiro registro do entorno da Guainumbi, o Taperuçu-preto.

Esse é o Taperuçu-de-coleira-branca, veja que a anatomia do corpo é diferente do de cima.

Fomos corujar e achamos só essa Corujinha-do-mato na estrada, mas valeu de qualquer jeito.

No outro dia, mais show de beija-flores como o Beija-flor-de-orelha-violeta.

Não tinha foto boa dessa espécie até o momento, finalmente consegui uma boa foto do Trinca-ferro-verdadeiro.

Vejam que os beija-flores não procuram só os bebedouros, esse é o Beija-flor-de-papo-branco.

Essa vai para meu amigo Paulo Guerra, não achamos essa ave quando ele estava lá, depois que foi embora, consegui essa foto, esse é o Casaca-de-couro-da-lama.

Por ultimo mais uma foto de uma espécie que minha esposa adora, o João-bobo.

Vejam abaixo alguns takes que fizemos nessa minha estadia na Reserva Guainumbi:

É isso aí pessoal, grande abraço e até a próxima passarinhada!

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Minhas férias: Primeira parada, Dourado e Itirapina

Novembro chegou e com ele minhas férias tão desejadas, minha meta era bater a marca de 500 espécies observadas e registradas, decidi que era hora de fazer a tão programada viajem para Dourado-SP me encontrar com Cal Martins, já havíamos combinado a muito tempo atras uma passarinhada, mas devido a vários fatores nunca sobrou tempo para essa tal passarinhada.


Ele é conhecido como o "incansável", eu como "alucinatus" rs... dupla perfeita para passarinhada não?!


Fui para Dourado no dia 4 de novembro, fui muito bem recebido pelo Cal e sua família, durmi na casa dele mesmo e acordamos cedinho e fomos para Itirapina-SP, chegamos no local por volta das 5:30hs da manhã, o sol ainda não tinha nascido e vimos na frente do carro algo se movimentando, quando nos aproximamos, fiquei PASMO!!!! O bicho parou na frente do carro e ficou andando pra lá e pra cá, sempre na frente do carro, finalmente mais um sonho realizado, eu estava na frente de um Lobo-guará adulto, menos de 5mts de distancia, foi inacreditável, aquelas orelhas enormes, as pernas compridas, o jeito de andar desengolçado, FANTÁSTICO!!! Vejam as fotos:




O dia prometia muito, já começamos com um mamífero SUPER RARO na nossa frente assim... Bem, ficando a pé foi que começou a brincadeira :)

Fiquei encantado com a exuberância do cerrado brasileiro, no meio do mato seco amarelado víamos belas flores, de vários tipos como essas:








 
É como disse o Cal, "É impossível passar se notá-las."

Em campos de cerrado a vista é basicamente assim:





Bem, enfim chegou a vez das aves, e QUE DIA!!! Além de eu já bater minha marca de 500 espécies conseguimos registros importantes na região. O primeiro "liferzinho" a ser visto foi o danado do
papa-moscas-do-campo.


Uma avezinha muito graciosa, bonito, tem um canto bem curioso parece uma buzininha, chega ser engraçado.

Depois disso veio o Bico-de-pimenta um bicho bonito que fica cantando muito nos campos e vive em pequenos bandos.

Quando eu estava fazendo essa foto, ouço o Cal desesperado me chamando... fui na direção dele e ele pediu para eu ir mais rápido, quando chego ele aponta e mais uma raridade pequenina na minha frente, o Papa-moscas-canela... uma avezinha muito linda, rara, ameaçada, consegui fazer foto e filmar esse bichinho, lindo DEMAAAAIIISSS..


Depois disso apareceu um caboclinho uma coruja buraqueira e mais pra frente e mais a frente veio em nossa direção uma das aves mais procuradas, por mim, no cerradão... uma bela fêmea de Galito.

Começamos ir na direção dela para uma melhor aproximação e ela começou a vir muito rápida em nossa direção, achei aquilo muito estranho, ela ficou a menos de 2mts de distancia indo pra lá e pra cá quando o Cal muito experiente se ligou: "Demis vamos sair daqui AGORA!", perguntei o porque e ele me respondeu o que eu já suspeitava... "Acho que estamos do lado do ninho dela". E era verdade, a danadinha ficava muito perto da gente, parece que implorava pra gente se afastar:


Fizemos um revezamento e fomos nos distanciando com cuidado, até que ela se acalmou e de repente foi para o chão!!! Na hora eu disse pro Cal, ELA ENTROU NO NINHO!!! O Cal perguntou onde foi, esperamos um pouco e nada... chegamos um pouco perto (uns 6mts) para tentar ver onde ela estava, e ela saiu, do mesmo local onde tinha descido. Bem, com a certeza de que ali era um ninho, não chegamos mais, muitos iriam até o local para fotografar o ninho etc... mas não... Não sabíamos como era seu comportamento, e se tivesse filhotes ali? E se ela abandonasse o ninho por nossa aproximação? Resolvemos garantir... 

Fomos para uma area mais alagada, ouvimos a tão rara e procurada Laterallus xenopterus, DUAS VEZES mas muito longe, antes atravessamos uma estrada arenosa e vimos uma pegada de onça-parda:

Atualizando: Pessoal, essa é uma pegada de Lobo-guará provavelmente uma pata traseira (Valeu Bruno Salaroli).

Aí chegou a choca do cerradão, a Choca-de-asa-vermelha, consegui fazer uma foto dela se alimentando:

Depois quem chegou foi o Canário-do-brejo um bicho muito bonito e bravo, consegui uma boa gravação dele e uma bela foto:

Depois dessas duas belezas foi a vez de outra espécie dificil, o canário-rasteiro, chegou um.. depois chegou o casal, foi muito legal :)


Bem.. depois disso, e veja estávamos só começando a passarinhada rs..., voltando para trilha principal eu olho pro lado e vejo lá longe um pontinho preto e branco, GALITO, MACHO!!!! "Onde?" disse o Cal, eu.. aqui, vem... E era... não um, mas dois machinhos, lindos voando exibindo sua pluma impecavelmente bela...




Depois disso e sempre andando foi a vez de mais uma bela espécie endêmica de cerrado o tapaculo-de-colarinho, e olha... que bicho LINDO!!! Não para de cantar e ficou bem tranquilo... usei um pouco de playback até ele chegar, depois disso só fui me aproximando e ele ficou ali parado cantando pra quem quisesse ver, fotografar, gravar, filmar, etc... rs... Vejam que bela ave:

Depois dessa maravilha de espécie começamos a ouvir uma ave que o Cal já tinha ouvido por ali mas nunca tinha visto, o Perdiz, comentei com ele que o bicho vem no playback, demora, mas vem... ficamos na estrada fazendo um joguinho, ele cantava e eu respondia com o playback e por assim ficou por uns 5 minutos... o bicho estava bem longe mas estava se aproximando, como a area é muito grande tem que ser assim, a gente escuta os bichos lá longe, chama e responde, chama e responde... Enfim, o bicho estava cantando a uns 10mts da gente mas nada de visualizar, o mato era alto... o Cal resolveu ir de encontro com ele, como ele nunca tinha visto a ave, foi indo em direção de onde vinha o canto.. quando faltava uns 3mts o bicho levantou voo, é impressionante como o bicho é grande e rápido, conseguimos dois registros bem vagabundos rs... mas valeu...

Depois disso mais uma ave rara, a Cigarra-do-campo, bicho bonito, lembra um sanhaçu-de-coleira mas é característico de cerrado aparecendo bem pouco na caatinga e mata-atlântica...

O dia já estava acabando ali, a água no final, a fome já estava grande, e o dia não podia ficar melhor.... 

Não podia? AH, PODIA SIM!!!! 

Quando o Cal estava chamando a Bandoleta (só ouço esse bicho até hoje, nunca vi rs...) resolvi chamar uma ave muito rara no cerrado de São Paulo, toquei o playback por uma ou duas vezes... 

E NÃO É QUE O BICHO APARECEU?! 

Veio voando, pequenino silencioso, pousou numa árvore a uns 7 ou 10mts, minhas pernas começaram a tremer rs... gritei pro Cal: "CAL... O CHORÃO, ELE APARECEU!!!!" esse chorão é o pica-pau-chorão, uma das aves mais difíceis do cerrado. O Cal saiu do meio do mato correndo e perguntava: "ONDE, ONDE?" Estava bem na nossa frente... o bicho não respondia playback, só voava ao redor, sempre quieto... conseguimos umas boas fotos desse bicho, uma pena que ele não deixou a gente chegar perto.

Bem... foi um dia fantástico, mas não terminou aí rs... voltamos para Dourado e lá fomos atras dos caboclinhos. Infelizmente não achamos muitos, a área onde eles costumam vir esta sendo desmatada cada vez mais, já avisamos e estamos tentando conversar com os donos do local mas esta difícil... cada ano tem menos capim para eles e cada ano vem menos caboclinho, mas enfim, veio mais dois super lifers, o Caboclinho-de-barriga-vermelha e a Patativa:



Fora eles teve duas espécies que sempre que eu ver eu vou fotografar, são lindas e "incansavelmente" belas, o Caboclinho e o Curió:



Bom... foi praticamente impossível eu fazer um post pequeno falando dessa passarinhada... e não acabou por aqui, vejam abaixo mais algumas fotos de um belo lagarto Teiú de um casal da Ariramba-de-cauda-ruiva e mais um lifer pra mim o Cavalaria:





Bem, foi isso pessoal, AH! Só pra finalizar rs... voltando pra casa estava perto do rio Jacaré-guaçu, tive que parar o carro no acostamento... tinha um bando enorme de Tuiuiús a maioria jovens:

Cal Martins, muito obrigado, muito obrigado mesmo pela passarinhada, foi muito bom ver todas essas aves tipicas de cerrado e tenho certeza que não conseguiria isso sozinho (pode até ser que sim, mas eu demoraria muito mais tempo rs...) a passarinahda foi perfeita, exatamente como você disse em suas fotos no wikiaves.
Grande abraço pra você meu amigo!!!

Vejam alguns "takezinhos" das gravações que fiz:

Grande abraço a todos e até a próxima passarinahda ;)










Postagens populares