terça-feira, 29 de novembro de 2016

Uma semana na Trilha dos Tucanos

Foi bem corrido, mas foram muitas, muitas aves! Mesmo com a semana em mudanças climáticas as aves resolveram aparecer e teve aves raras, endêmicas e até ameaçadas de extinção, registro novo para a Trilha dos Tucanos.

A semana começou no domingo e só terminou no outro domingo! Várias pessoas, grupos, casais... de diferentes estados e países. Foi uma experiência incrível que só fortalece a Observação e Fotografia de aves no Brasil.

Teve até mamíferos, répteis, anfíbios e lindas paisagens de tirar o folego. Fica complicado separar as fotos, mas tentei pegar um aparato do que rolou durante essa semana.

Seguem algumas fotos que fiz durante esse período na PODEROSA Trilha dos Tucanos

Pimentão | Black-throated Grossbeak


Entufado | Slaty Bristlefront


Tucano-de-bico-verde | Red-breasted Toucan


Saíra-ferrugem | Rufous-headed Tanager


Maria-leque-do-sudeste | Atlantic Royal Flycatcher


Galinha-do-mato | Rufous-capped Antthrush


Nem só de aves são as passarinhadas


Bicho lindo e merece respeito! Jararaca


Choquinha-carijó | Dusk-tailed Antbird


Sanhaçu-pardo | Brown Tanager

Beija-flor-de-veste-preta | Black-throated Mango

Obrigado a todos, Peter, Colin, David, Goran, Eder, Admilson, Milton, Sônia, Lucia, Claudia, Angélica, Ana, enfim... todos que participaram dessa experiência comigo dentro das matas da Trilha dos Tucanos, agradeço também ao Marco Antonio Neumann, Patricia, Hélio e Cristina que estão fazendo um trabalho excelente e cada vez melhorando esse lugar tão especial.

sábado, 12 de novembro de 2016

Convite - 1º Seminário de Observação de Aves de Guararema/SP

Gostaria de convidar todos a participar do 1º Seminário de Observação de Aves de Guararema/SP. Será um dia de palestras muito interessantes sobre os aspectos ambientais e de turismo sustentável  com o Birdwatching que a Prefeitura de Guararema estará promovendo. 

Recebi o convite para parceria, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano, e estarei lá com a minha palestra “Como ser observador de aves, como se comportar?”, às 16h. Também haverá saídas para observação de aves e exposição de fotos. 



Confira:

"Em vista do compromisso já conhecido de Guararema com a conservação ambiental somando um seguimento de turismo sustentável, a Prefeitura da cidade, por meio das Secretarias de Meio Ambiente e Planejamento Urbano e Indústria, Comércio, Turismo e Agricultura, realizará o Avistando Guararema - 1º Seminário de Observação de Aves no dia 26 de novembro. Com início às 8h30 e previsão de término às 17h30, o evento acontece no Núcleo de Educação Ambiental (NEA) Sinhô Muniz, na Ilha Grande.

As vagas para o Seminário são limitadas e gratuitas. Para participar do Avistando Guararema – 1º Seminário de Observação de Aves, envie seus dados para: meioambiente@guararema.sp.gov.br.

O Núcleo de Educação Ambiental Sinhô Muniz fica na Ilha Grande, cujo acesso é pela Praça Lydia Custódio Dominguez. Para mais informações, ligue: (11) 4693-8000, ramal 8072."

Para maiores informações e programação completa, clique aqui!

Espero vocês lá!

Dúvidas? Entre em contato:

demis.bucci@gmail.com
12 99660-5747 (whatsapp)

quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Filha de observador, observadora é!

Comecei a observar e fotografar aves há uns 10 anos e o meu gosto pelas saídas fotográficas, trilhas e o contato com a natureza só foram aumentando com o passar desses anos. Me tornei então um verdadeiro observador de aves! Olhos e ouvidos sempre atentos, mesmo estando em meio a selva de pedras, câmera ou binóculo virou adereço fixo, sites e livros sobre aves, aprender a identificar visualmente e através dos "pios", fazer listas e contabilizar lifers. Confesso, não tenho pretensão de parar tão cedo, nem sei se isso é possível (!!!!), porque é realmente uma atividade muito prazerosa e com experiencias extremamente positivas.




Esse é um resumão da minha história com o birdwatching, que pratico desde 2007 (totalmente focado), e hoje tenho o prazer de guiar essas pessoas que também tanto gostam de estar na natureza e interagir com as aves. Sendo assim, como eu poderia deixar de passar essa experiência tão boa e uma importante atividade de educação ambiental para minha filha Sofia? Não tem como né!?







Desde bebê nós fazemos saídas para a natureza e consequentemente observamos aves juntos. Com 6 meses a Sofia fez sua primeira trilha oficial, foi em São Francisco Xavier, ela foi e voltou grudadinha em mim. Com a ajuda de um Sling (carregador de bebê) para não cansar muito os braços e muita água pra hidratar podemos observar algumas aves e ao final da trilha tivemos uma vista magnífica.



Morávamos em um apartamento e para observar as aves tínhamos que sair para passear, mas em 2014 nos mudamos para uma chácara e aqui ela está tendo o privilégio de ter contato constante com a natureza e como está maiorzinha (4 anos) também já consegue observar e até diferenciar algumas aves, especialmente os sabiás, beija-flores, tucanos e até mesmo corujas. Gosta de olhar pela luneta, tem um binóculo e até se aventurou com a câmera (que ela ainda não tem uma e assim dificulta um pouco). Algumas vezes ela nos surpreende falando que tem algum passarinho cantando lá fora e a gente nem estava prestando atenção, mas ela sempre está atenta.





Desde pequena a Sofia já tem um check-list de aves de fazer inveja para muitos observadores. Ela já começou com uma corujinha-do-mato, desde então foram beija-flores como o rubi, papo-branco, fronte-violeta, corujas como orelhuda, murucututu-de-barriga-amarela, suindara, gaviões como caboclo, pega-macaco, deu comida para saíra-sete-cores, viu araçari-banana e poca de pertinho, aves que demorei muito pra ver. Sofia já sabe identificar aves como tiê-sangue, tiê-preto, beija-flor-tesoura. Devagar ela vai aprendendo, quando quer e no seu ritmo, nossa observadora de aves!

Postagens populares