Enfim, formamos um grupo de 6 pessoas, algumas do CEO e outras do WikiAves chegamos no Núcleo do Cabuçu por volta das 8:15hs (os núcleos da cantareira abrem as 8:00hs).
Logo de início fizemos a trilha da Jaguatirica encontramos algumas aves interessantes como a Myrmeciza squamosa - papa-formiga-de-grota, o Automolus leucophthalmus - barranqueiro-de-olho-branco, Hypoedalus guttatus - chocão-carijó entre outros...
Nessa trilha o show ficou por conta do papa-formiga, o bicho respondeu bem o playback, teve um momento que tinha dois indivíduos, um deles ficou rodeando a gente e em um momento mágico ele ficou no corrimão da trilha, nesse mesmo momento tinha uma Myrmotherula gularis - choquinha-de-garganta-pintada rodeando que conseguimos ver e fotografar também.
Depois disso para aumentar ainda mais a nossa emoção começamos a ouvir um canto do alto, bem forte agudo e de repente, caiu a ficha "É PEGA-MACACO!!!!" começamos a procurar e mesmo no meio da trilha fechada em uma brecha nas árvores, lá estava ele, voando passando por cima de nós... Somente um de nós conseguiu registro, comecei a assobiar, imitando seu canto e por incrível que pareça, ele começou a fazer um display bem interessante, cantava e tremia as asas ao mesmo tempo, acredito que se mostrando superior, sei lá :)
Depois dessa trilha fomos para trilha da cachoeira e lá tive um grande lifer pra mim, uma ave bem arisca fica na beira das trilhas e quando te vê de longe sai voando embora, eu estava na frente do grupo e vi a mais de 20mts parei tentei fazer o foco manual mesmo e fiz três fotos, na segunda ela saiu voando e consegui fotografar a terceira dela em voo, tratava-se de uma Geotrygon montana - pariri.
Veja no WikiAves:
Fora isso tivemos o prazer de encontrar aves comuns aqui na Cantareira como o Chiroxiphia caudata - Tangará, Schiffornis virescens - flautim, Phlydor rufum - limpa-folha-de-testa-baia, Dysthamnus mentalis - choquinha-lisa entre outros.
No final de tudo depois de fazer a trilha do sagüi encontramos um bando de Pyriglena leucoptera - papa-taoca-do-sul e Lanus melanops - tiê-de-topete em uma correição de formigas, fizeram a festa ficamos ali acredito que mais de meia hora só observando e tentando fotografa-los...
Bem eis algumas fotos do dia:
Myrmeciza squamosa - papa-formiga-de-grota
Myrmeciza squamosa - papa-formiga-de-grota
Automolus leucophthalmus - barranqueiro-de-olho-branco
Geotrygon montana - pariri
Geotrygon montana - pariri
Philydor rufum - limpa-folha-de-testa-baia
Chiroxiphia caudata - tangará
Schiffornis virescens - flautim
Dystamnus mentalis - choquinha-lisa
Turdus leucomelas - sabiá-barranco
Lanio melanops - tiê-de-topete
Lanio melanops - tiê-de-topete
Pyriglena leucoptera - papa-taoca-do-sul
Pyriglena leucoptera - papa-taoca-do-sul
Xiphorhynchus fuscus - arapaçu-rajado
Bugio - Alouatta guariba
Mesembrinibis cayennensis - coró-coró
Furnarius rufus - joão-de-barro
Grande abraço e até a próxima passarinhada ;)
maravilha de relato, excelente, abraço!
ResponderExcluirIrado...
ResponderExcluirdaqui a pouco quero vê uns falcões nas montanhas!
Foi muito bom, excelente trabalho. Você foi um ótimo e paciente guia e eu adorei a passarinhada.
ResponderExcluirVery nice Mr. Dêmí =)
ResponderExcluir