Combinamos o roteiro e fomos para a Trilha dos Tucanos, lugar que acho incrível, de mata linda e variedade de aves excelente, mamíferos, répteis, anfíbios, biodiversidade completa para quem gosta de natureza! Chegamos a tempo para fazer uma trilha, mas quem deu um show, foi a Irara que veio atrás das bananas dos comedouros e colaborou demais para boas fotos.
Irara | Tyra |
Depois disso, fomos para a trilha, mais para um passeio, João Paulo, Roberta e eu e até que deu algumas fotos do Trovoada, ave bonita e endêmica da Mata Atlântica.
Voltamos para o comedouro e além dos beneditos-de-testa-amarela quem deu um show, foi o Tucano-de-bico-verde, que nessa época é bem difícil de vir nos comedouros, fez altas poses para excelentes fotos!
No dia seguinte, fizemos a trilha principal da pousada e o João Paulo ficou encantado! Choveu durante a noite, o dia amanheceu com sol, a mata estava deixando qualquer um de queixo caído, bem propício para ALTAS FOTOS! Além das aves que mesmo em uma época não muito boa, colaboraram bastante.
Foi quando apresentei ao João Paulo, a Maria-leque-do-sudeste, ave endêmica da Mata Atlântica, ameaçada de extinção, constrói seu ninho em cima de riachos de águas cristalinas dentro da mata e pra ajudar, essa estava com filhote e em um momento bem especial, de alta atividade. Quando João Paulo viu tudo aquilo em um conjunto de uma luz favorável ele disse: Vamos ficar aqui o dia todo!
Depois disso, só saímos em dois momentos, quando ela entrou para o ninho (e ficou por uns 10 ou 15 minutos) e para almoçar. Na maioria das vezes, só observando em conjunto de um outro amigo Norton Santos que veio até a Trilha só para fotografar essa ave. A ave estava muito tranquila, não ficou em momento algum incomodada com a nossa presença, caçava os insetos diante de nossos olhos, as vezes a poucos CENTÍMETROS de nós e voltava para um de seus poleiros e em seguida, levava para o filhote, foram fotos, vídeos de praticamente todos os momentos, foi impressionante ver a dedicação de uma mãe alimentando seu filhote, foram por volta de mais de 50, 100... idas e vinda para o ninho durante o dia todo.
Até que, em um momento de descanso chegou o momento que todos estávamos esperando, em um poleiro excelente ela se limpava até que em uma fração de segundos, a fêmea abriu o leque, foi tudo muito rápido, mas o suficiente para todos capturar o momento. Foi incrível! Como uma ave pode em segundos se tornar tão poderosa e magnifica. Natureza sua linda!!!!!
Maria-leque-do-sudeste entrando no ninho | Atlantic Royal Flycatcher entering the nest |
Até que, em um momento de descanso chegou o momento que todos estávamos esperando, em um poleiro excelente ela se limpava até que em uma fração de segundos, a fêmea abriu o leque, foi tudo muito rápido, mas o suficiente para todos capturar o momento. Foi incrível! Como uma ave pode em segundos se tornar tão poderosa e magnifica. Natureza sua linda!!!!!
No dia seguinte voltamos ao local para filmar algumas entradas e saídas para alimentar o filhote e para fotografar algumas paisagens que esbanjavam sua beleza no amanhecer. Ficamos até o almoço e depois partimos para São Miguel Arcanjo para o Parque Estadual Carlos Botelho.
Chegamos bem tarde e nos hospedamos na Pousada Parque Taquaral que fica a 400 metros da entrada do parque, fomos muito bem recebidos pela Juliana Alves e no dia seguinte fomos para o parque andar pelas trilhas atrás do Muriqui, o maior macaco das Américas.
Não foi dessa vez que eu vi esse primata, mas a mata do parque é linda, conhecemos um "novo" lugar para passear e com uma mata de encher os olhos, o dia foi dos répteis e anfíbios, teve Jararaca (que se assustou com o João Paulo quase pisando nela), teve o Sapo-de-chifre e um lagarto lindo!
Jararaca | Viper Snake |
Sapo-de-chifre | Toad |
Lagarto | Lizard |
E assim encerrou minha guiada com João Paulo e sua esposa Roberta, foram 4 dias de troca de conhecimentos que foram fantástico, gostei demais dessa oportunidade.
Muito obrigado João Paulo, Roberta e claro, Silvia Linhares, sem você esse casal não teria chegado até mim.
Excelente relato. Você e o JP são dois queridos que amam e respeitam a natureza tanto quanto eu. Sabia que daria certo essa parceria. Não vejo a hora de ver as imagens do João Paulo Krajewski. Feliz por vocês.
ResponderExcluirObrigado Demis! Foram dias muito legais observando nossa bela e querida Mata Atlântica. Abraços, JP.
ResponderExcluir