quinta-feira, 4 de agosto de 2011

SPAventura um dia de chuva mas com boa passarinhada

Nesse Domingo passado (31/07) guiei meus amigos Evaldo e Sandra no SPAventura em Ibiúna-SP, o dia estava chuvoso, estava nublado e a parte da manhã com garoa praticamente o tempo todo.


Mas, mesmo assim eles insistiram e aproveitaram bem, foram 11 lifers para um e 13 para outro, uma marca muito boa para um dia ruim, começamos fora da fazenda com uma Saracura-do-mato bem tranquila na beira da estrada de terra, conseguiram fazer fotos de dentro do carro, mas aí comecei a ouvir várias aves e descemos um pouquinho (a garoa estava bem fraquinha ) chamei a bentevizinho-de-penacho-vermelho que estava mais próxima e já começamos com duas espécies fotografadas.


Chegando na fazenda e paramos logo na entrada, ali já conseguiram mais três lifers, João-botina-do-brejo, Piá-cobra e Tororó.


Fomos para o café da manhã e saindo dali pegamos uma trilha pequena e próxima de coberturas (garoava o tempo todo) nisso já foi mais um Chupa-dente, paramos no casarão e esperamos mais um pouco.... a garoa tinha aumentado. Depois descemos até o alojamento e depois disso pegamos a trilha da Uvaia, essa trilha embora seja pequena é muito boa, tem várias aves por ali, já passei três vezes por lá e me encontrei com um bacurau dormindo ali, mas como estava garoando a trilha estava bem quieta, tentei atrair um pula-pula-assobiador para foto mas o bicho não parou então desistimos dele (para não estressar o danado) mas o pica-pau-anão-de-coleira e a choquinha-carijó deram um show!!!


Depois disso fomos para o almoço e logo depois fotografamos o Grimpeiro que ficou cantando praticamente o dia todo, fizemos uma caminhada bem tranquila depois, a chuva deu uma trégua e conseguimos mais algumas avezinhas ali como choca-da-mata, tucano-de-bico-verde e joão-teneném que foi lifer pra eles também :)


Voltando para fazer a ultima trilha meu coração quase parou!!!! Estavamos perto do barracão onde almoçamos, olhei pro lado e vi, pra mim era uma saíra-sapucaia, vi as costas pretas mas como o dia estava chuvoso o bicho estava molhado e outra, era uma fêmea... na hora já pedi pro Evaldo e para Sandra fazer uma foto: "FOTOGRAFA.... DE QUALQUER JEITO MAS FOTOGRAFA" rs... o registro era mais importante no momento, depois pensávamos em melhorar a foto. Infelizmente vai ficar a dúvida se era a Saíra-sapucaia ou a Saíra-preciosa, de qualquer forma foi + um registro novo para o SPAventura e para Ibiuna no WikiAves.


Depois disso foi a vez do Arredio-pálido, Sanhaçu-do-coqueiro, Carrapateiro que passou voando por cima e pousou em uma Araucária depois disso veio o Sanhaçu-de-encontro-amarelo se acabando em um cacho de bananas (foi mais um lifer pro SPAventura).


Enfim... apesar da chuva foi um dia bem produtivo... depois foram as vezes de Bico-virado-carijó, Arapaçu-verde, Papa-formiga-de-grota, Flautim e para finalizar mais um lifer pro SPAventura, para o Evaldo e para Sandra e para Ibiuna no WikiAves a danada da Maria-preta-de-bico-azulado.


Vejam algumas fotos feitas pelo Evaldo que me permitiu pegar as fotos do WikiAves para mostrar aqui:


Piá-cobra

Pica-pau-anão-de-coleira

Flautim

Papa-formiga-de-grota

Alegrinho

Choca-da-mata

Grimpeiro

João-botina-do-brejo


E por último a foto da Saíra fêmea ou peruviana ou preciosa:


É isso aí pessoal, até a próxima passarinhada ;)

2 comentários:

  1. Demis, adorei seu blog. Parabéns!

    Espero um dia poder passarinhar com você!

    Estou lá no wiki.

    Abraços,
    Chayene Tomiuc

    ResponderExcluir
  2. Muito bom seu Blog. Realmente a observação de aves está crescendo muito no país... Parabéns.

    Visite meu blog e dê uma força, me siga...

    observeaves.blogspot.com

    Valeu

    ResponderExcluir

Muito obrigado pelo seu comentário, nos encontramos na próxima passarainha!!! "quem sabe, não?!"

Grande abraço ;)

Postagens populares