quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Guiada rápida no VP

Estive guiando o grande amigo Ronaldo Koloszuk, hoje, terça-feira, o tempo era muito curto, então tive que fazer o possível para que Ronaldo conseguisse sair daqui com alguns lifers, já que ele é um fotógrafo/observador que tem mais de 800 espécies a situação é bem complicada.

Pois bem... Ronaldo chegou por volta das 6:30hs aqui em casa e fomos atrás do primeiro lifer do dia, o Gavião-pombo-pequeno, chegamos até o local e antes de chegar no ponto, já pedi para o Ronaldo deixar o equipamento no jeito. Paramos o carro e comentei com ele, o bicho costuma ficar por aqui, nessa área. Saí do carro e não dei mais que 10 passos o bicho saiu do chão (devia estar caçando ou comendo algo) e pousou a poucos metros de nós. Na hora já informei, "não se mexe, só fotografa, depois de fotografar, tente outras posições".
Logo em seguida o bicho voou, mas a visão e a foto foram bem feitas! \o/

Gavião-pombo-pequeno | White-necked Halk
Depois disso, fomos para Tremembé, atrás do Socó-boi-baio, Paturi-preta (e outras marrecas), Guaracava-grande e Tico-tico-rei-cinza.
Infelizmente o Socó-boi-baio não se mostrou muito amigável, ficou de longe e possibilitou apenas alguns registros razoáveis, Paturi-preta, aos bandos, deveria ter mais de 100, mas todas bem longe... Felizmente a Guaracava-grande e o Tico-tico-rei-cinza deram as caras! Até que muito bem por sinal! Possibilitaram várias fotos, mas outro bicho que estava por ali e o Ronaldo queria muito era o Saci, disse a ele, que seria muito provável que você verá essa ave hoje! :)
Paturi-preta | Southern Pochard (Foto: Ronaldo Koloszuk)

Socó-boi-baio | Pinnated Bittern (Foto: Ronaldo Koloszuk)

Tico-tico-rei-cinza | Piliated Finch (Foto: Ronaldo Koloszuk)
Guaracava-grande | Large Elaenia (Foto: Ronaldo Koloszuk)

Chamei o Saci e logo chegou bem próximo já possibilitando algumas fotos, porém, veio um segundo e logo em seguida começou uma certa rincha entre os dois e não deram mais boas chances de fotos, mas o lifer foi garantido! \o/

Saci | Striped Cuckoo (Foto: Ronaldo Koloszuk)
Depois voltamos para Caçapava atrás do mais complexo, o Inhambu-chintã, chegamos ao local e comecei a chamar o Chibum que fica na mesma area. O bicho veio, mas não colaborou com boas fotos, apenas alguns registros de longe e escondido.

Já o Inhambu, tinham vários cantando, ficamos na espera, mas o único bicho que chegou bem perto de nós, chegou de um outro lado e percebeu nossa presença, e se afastou rapidamente.

Bem, foi muito rápido, as 11:30hs tivemos que encerrar... Foram 5 horas e 5 ou 6 lifers, em um dia bem quente que não ajudou muito no final, mas valeu!

Espero que tenha gostado Ronaldo e quando quiser voltar, é só chamar! ;)

Grande abraço!


Gostou? Então entre em contato e agende uma passarinhada! 

Demi Bucci - birdwatching guide

12 99660-5747 (whatsapp)
demis.bucci@gmail.com

domingo, 25 de setembro de 2016

Roteiro Trilha dos Tucanos e Mochileiros

Estive nessa semana, de 21 á 24 de Setembro, guiando Kirk Husstater de Tennessee, USA. Observador de aves desde criança e que adora uma boa passarinhada!

Fomos direto para a Trilha dos Tucanos em Tapiraí e já nesse primeiro dia a lista de observação foi enorme! Foram mais de 100 espécies na viagem, com direito a Matracão, Chopim-do-brejo (no aeroporto), Gavião-tesoura, Surucuá-grande-de-barriga-amarela e uma excelente visão de um casal de Barbudo-rajado que proporcionaram excelentes fotos!

Trilha dos Tucanos

Os dias se passaram e a lista de observação só cresceu, tiveram ótimas fotos, várias aves e grande momentos como o Tapaculo-pintado que ficou no limpo para uma excelente observação, o pinto-do-mato que deixou ser observado cantando por uma frestinha, o macuquinho que chegou atravessando a estrada e foi para o seu oco preferido cantar, a Maria-leque-do-sudeste que está em casal já começando a construir seu ninho, o Peixe-frito-pavonino (que foi um grande lifer esperado por mim) atravessou a estrada duas vezes e pousou na borda proporcionando boas fotos e uma excelente gravação, mas acho que quem proporcionou uma grande emoção mesmo, foram as corujas! No último dia na Trilha dos Tucanos, em menos de 20 minutos vimos e fotografamos a menos de 5 metros (as duas), a Murucutu-de-barriga-amarela e a Coruja-do-mato.

No último dia de nossa viagem, fomos para Peruíbe-SP no bairro do Guaraú, chegamos no Mochileiros por volta das 8:00hs da manhã e já fomos presenteados pelo Mocho-diabo que meu amigo Fábio Barata mostrou pra gente, ele estava guiando outro grupo e seguiu seu caminho.
No Guaraú o tempo não estava muito bom, as aves estavam um tanto caladas, mas consegui mostrar ao Kirk, várias aves de baixada que só são possíveis encontrar naquele nível de altitude do mar, como o Pica-pau-bufador, o Garrinchão-de-bico-comprido, a Choquinha-cinzenta, a Figuinha-do-mangue que se mostrou muito bem e nem sem importou em ficar do nosso lado e mesmo pessoas passando pelo caminho, ficou por ali, calma e procurando alimento, teve também o Chorozinho-de-asa-vermelha, a Rendeira que deu um show, proporcionando excelentes fotos, um jovem de Araponga que mesmo de longe deixou ser visto cantando e "limando" suas marteladas para a primavera, mas quem foi a estrela do dia foi a Gralha-azul que chegou muito próxima de nós curiosa e proporcionou excelentes fotos!

Foto: Fábio Barata

Bem, o resumo geral foi que, durante 4 dias, 3 noites contabilizamos mais de 200 espécies totalizando 213, sendo que 190 espécies foram vistas, 136 espécies fotografadas  e 29 espécies endêmicas (só existem no Brasil ou região da Mata Atlântica).

Nessa viagem, tive dois lifers, o Peixe-frito-pavonino e a Batuíra-de-coleira.

Muito obrigado Kirk, por proporcionar essa viagem e poder desfrutar da Mata Atlântica com você, foram excelentes aves e muitas colaboraram muito! Quando quiser voltar, estou a disposição!

Um grande abraço!



Gostou? Então entre em contato e agende uma passarinhada! 

Demi Bucci - birdwatching guide

12 99660-5747 (whatsapp)
demis.bucci@gmail.com

segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Guiando no Roteiro VP + SLP

Estive guiando o amigo César Caleiro nesse final de semana e foi muito produtivo!
Começamos com uma corujada e um Narcejão bem tímido aqui em Caçapava, mas a corujinha-do-mato e a Coruja-orelhuda fizeram a noite terminar muito bem!

No sábado fomos para São Luiz do Paraitinga (SLP), o tempo estava nublado e com uma neblina que durou quase o tempo todo. Muitas aves colaboraram, mas quem começou dando um show, foi o tão aguardado Negrinho-do-mato, o bicho respondeu muito bem ao playback e se não fosse a neblina, as fotos seriam bem melhores.

Negrinho-do-mato | Blackish-blue Seedeater

Depois disso, foi a vez do pinto do mato que colaborou demais e o dia foi se traçando com várias espécies que só a Mata Atlântica pode nos presentear. Tangará, João-botina-da-mata, Choquinha-carijó, Capitão-de-saíra, Araponga, entre muitos outros...


Pinto-do-mato | Speackle-breasted Antpitta

Na parte da noite, quem fechou o dia com chave-de-ouro foram o Narcejão e a Coruja-listrada, ambos se mostraram muito bem, as corujas, vieram em casal e deram um show cantando uma ao lado da outra e o Narcejão, ficou a menos de 5 metros de nós proporcionando excelentes fotos!
Coruja-listrada | Rusty-barred Owl

No dia seguinte, ficamos em Caçapava e depois finalizamos em Tremembé na região dos arrozais, o dia foi muito quente e por conta disso, as aves não colaboraram muito, mas a Saíra-douradinha, o Azulão, Saí-canário, Caneleiro-preto, se mostraram bem.. Mas quem fechou a passarinhada com grande estilo e ficou no ranking das aves mais bem vistas da passarinhada, foi o Socó-boi-baio, encontramos um indivíduo no meio do arrozal e ao responder o playback, mostrou suas plumas brancas e veio bem próximo de nós!

Socó-boi-baio | Pinnated Bittern

A época está cada vez melhor para ver aves na mata, a primavera já chegou para muitas aves, estão construindo seus ninhos, defendendo territórios e com a plumagem linda!
Muito obrigado César, pela oportunidade de guiá-lo e quando quiser voltar, é só chamar!
Grande abraço e até a próxima passarinhada! ;)

César Caleiro e eu


Gostou? Então entre em contato e agende uma passarinhada! 

Demi Bucci - birdwatching guide

12 99660-5747 (whatsapp)
demis.bucci@gmail.com

quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Os caminhos que a vida nos leva...

Depois de um longo período sem fazer postagens aqui,volto a publicar no meu blog e chego trazendo novidades. Muita coisa aconteceu nesses últimos anos e, para nós aqui em casa, com certeza foi para a melhor.
Nossa filhota nasceu e está cada dia mais saudável, linda, inteligente e esperta. Mudamos para Caçapava, cidade do interior de São Paulo, região do Vale do Paraíba (onde venho descobrindo novos pontos para observação e difíceis espécies) e junto mudamos nosso estilo de vida, com mais qualidade, presença e família.

Hoje em dia também trabalho exclusivamente como guia, sempre tentando estudar o máximo do comportamento das aves para interferir o mínimo possível no seu comportamento na natureza.

Essas são algumas aves do meu quintal, temos algumas árvores frutíferas, embaúbas, flores e também fiz um pequeno comedouro para poder apreciá-las mais de perto:

Fim-fim | Purple-throated Euphonia

Saíra-amarela | Burnished-buff Tanager

Tucano-de-bico-verde | Red-bellied Toucan

Pica-pau-de-banda-branca | Lineated Woodpecker

Corujinha-do-mato | Tropical Screech-Owl

Coruja-orelhuda (jovem) | Striped Owl (young)

Bem, de volta ao trabalho, agora tenho o apoio da minha esposa para fazer as postagens e com isso talvez eu tenha uma demanda maior no meu blog para divulgar as aves da região e trazendo roteiros para que todos possam observar e fotografar as aves da Mata Atlântica.

Um grande abraço a todos e até a próxima passarinhada! ;)

Postagens populares