domingo, 25 de setembro de 2016

Roteiro Trilha dos Tucanos e Mochileiros

Estive nessa semana, de 21 á 24 de Setembro, guiando Kirk Husstater de Tennessee, USA. Observador de aves desde criança e que adora uma boa passarinhada!

Fomos direto para a Trilha dos Tucanos em Tapiraí e já nesse primeiro dia a lista de observação foi enorme! Foram mais de 100 espécies na viagem, com direito a Matracão, Chopim-do-brejo (no aeroporto), Gavião-tesoura, Surucuá-grande-de-barriga-amarela e uma excelente visão de um casal de Barbudo-rajado que proporcionaram excelentes fotos!

Trilha dos Tucanos

Os dias se passaram e a lista de observação só cresceu, tiveram ótimas fotos, várias aves e grande momentos como o Tapaculo-pintado que ficou no limpo para uma excelente observação, o pinto-do-mato que deixou ser observado cantando por uma frestinha, o macuquinho que chegou atravessando a estrada e foi para o seu oco preferido cantar, a Maria-leque-do-sudeste que está em casal já começando a construir seu ninho, o Peixe-frito-pavonino (que foi um grande lifer esperado por mim) atravessou a estrada duas vezes e pousou na borda proporcionando boas fotos e uma excelente gravação, mas acho que quem proporcionou uma grande emoção mesmo, foram as corujas! No último dia na Trilha dos Tucanos, em menos de 20 minutos vimos e fotografamos a menos de 5 metros (as duas), a Murucutu-de-barriga-amarela e a Coruja-do-mato.

No último dia de nossa viagem, fomos para Peruíbe-SP no bairro do Guaraú, chegamos no Mochileiros por volta das 8:00hs da manhã e já fomos presenteados pelo Mocho-diabo que meu amigo Fábio Barata mostrou pra gente, ele estava guiando outro grupo e seguiu seu caminho.
No Guaraú o tempo não estava muito bom, as aves estavam um tanto caladas, mas consegui mostrar ao Kirk, várias aves de baixada que só são possíveis encontrar naquele nível de altitude do mar, como o Pica-pau-bufador, o Garrinchão-de-bico-comprido, a Choquinha-cinzenta, a Figuinha-do-mangue que se mostrou muito bem e nem sem importou em ficar do nosso lado e mesmo pessoas passando pelo caminho, ficou por ali, calma e procurando alimento, teve também o Chorozinho-de-asa-vermelha, a Rendeira que deu um show, proporcionando excelentes fotos, um jovem de Araponga que mesmo de longe deixou ser visto cantando e "limando" suas marteladas para a primavera, mas quem foi a estrela do dia foi a Gralha-azul que chegou muito próxima de nós curiosa e proporcionou excelentes fotos!

Foto: Fábio Barata

Bem, o resumo geral foi que, durante 4 dias, 3 noites contabilizamos mais de 200 espécies totalizando 213, sendo que 190 espécies foram vistas, 136 espécies fotografadas  e 29 espécies endêmicas (só existem no Brasil ou região da Mata Atlântica).

Nessa viagem, tive dois lifers, o Peixe-frito-pavonino e a Batuíra-de-coleira.

Muito obrigado Kirk, por proporcionar essa viagem e poder desfrutar da Mata Atlântica com você, foram excelentes aves e muitas colaboraram muito! Quando quiser voltar, estou a disposição!

Um grande abraço!



Gostou? Então entre em contato e agende uma passarinhada! 

Demi Bucci - birdwatching guide

12 99660-5747 (whatsapp)
demis.bucci@gmail.com

Um comentário:

Muito obrigado pelo seu comentário, nos encontramos na próxima passarainha!!! "quem sabe, não?!"

Grande abraço ;)

Postagens populares