sexta-feira, 8 de julho de 2011

ATENÇÃO! Aos nossos queridos Beija-flores

Bom dia a todos!!!

Hoje no grupo birdwatchingbr recebi uma mensagem de um grande amigo, o João Marcelo da Costa, veterinário e "dono" de um lugar maravilhoso a Reserva Guainumbi.
 "dono entre aspas é que ele próprio prefere assim, ele se diz responsável pelo local mas dono mesmo são os animais"


Ele diz estar percebendo um aumento de número de casos de hipotermia e hipoglicemia nos beija-flores e as pessoas estão procurando ajuda em clínicas veterinárias.

Esse frio danado que anda fazendo e a falta de flores para os bichinhos se alimentarem está dificultando a vida para eles.

Bem, aí vão algumas dicas do João Marcelo, caso alguém encontre alguma ave com esses sintomas:


"Esses bichos economizam energia durante à noite entrando em estado de torpor. Seu metabolismo precisa diminuir para que eles consigam sobreviver até a manhã seguinte..."

"A dica para esses casos de urgência, quando o beija-flor chega praticamente morto, geladinho, de olhos fechados, respiração fraca é: Combater a hipoglicemia (diminuição de glicose no sangue) e a Hipotermia (diminuição da temperatura corporal)."

"Coloque o bichinho perto de um aquecedor, de preferência em um local fechado e forneça água + açúcar cristal (3 partes de água para 1 de açucar) em uma seringa ou em um bebedouro de beija-flores."



"Vá dando o líquido para ele, de meia em meia hora, até o bicho melhorar..."

Uma dica minha é colocar a ave em uma caixa de sapato por exemplo, com pano ou pedaços de cobertor, (algodão pode machucar os pezinhos deles).

Outra frase e pra mim uma das mais importantes desse meu amigo:

"Pessoal, plantem, plantem , plantem, plantem e mantenham um bebedouro em casa. Não custa nada, ou melhor, custa bem menos do que nossas viagens..."

Sobre bebedouros, muitos dizem ser ruins, mas se você lavar os bebedouros com frequência e ter um cuidado higiênico com ele não tem problema nenhum, pode acreditar.

Mais informações sobre bebedouros veja aqui: http://ceo.org.br/jardim/bebedouros.htm

Vejam aqui alguns beija-flores comuns nas áreas urbanas.


Beija-flor-de-peito-azul - Amazilia lactea



Rabo-branco-acanelado - Phaethornis pretrei

Beija-flor-preto - Florisuga fusca


Beija-flor-de-garganta-verde - Amazilia fimbriata


Beija-flor-tesoura - Eupetomena macroura



Vamos cuidar dos nossos queridos alados...

Grande abraço a todos e até a próxima passarinhada ;)

3 comentários:

  1. É isso aí. Obrigado pela divulgação...

    Abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João Marcelo preciso de ajudaa.. :(
      Me ajuda?
      estou cuidando de um beija flor que caiu do ninho ja a 3 semanas,quando caiu já tinha as peninas todas e ja saia na bera do ninho, mas ele nao esta conseguindo voar ainda, deve ter se machucado nas quedas eformou uma pequena cicatriz na azinha..entao ele só bate as asas para dar saltos.Para nenhum gato pega-lo e eu nao precisar colocar o pequeno em gaiola pendurei uma grande caixa de papelao no lustre da sala, a mae veio todo este tempo tratar dele aqui dentro de casa.. coisa linda, a mae dele esta ninhando novamente com isso tem 2 dias q o mae nao vem eu tratei dele com nectar que comprei no petshop e só um pouquinho de formiguinhas, ME AJUDE POR FAVOR pq ele nao esta me parecendo bem... esta ficando encolhidinho e de peninhas arrepiadas, antes nao ficava, as vezes fecha o olhinho como se estivesse cansado estou preocupada tbm pq notei uma bolinha no pescocinho entre as penas, nao sei se é normal mas nunca tinha visto isso nele, hj voltei a tratar com agua e açucar como mencionou pq achei o nectar que comprei poderia ter pouco açucar nao sei.
      o liquido é vermelho, mas as fezes dele esta mais avermelhada que o normal, nao sei se é sangue ou se só o nectar.. moro no interior nao temos especialistas na cidade .. me ajude por favor quero por devolve-lo a natureza com saude.
      por favor entre em contato comigo.. me chame no e-mail mando meu telefone, ou te ligo se for o caso.. mas por favor me ajude.
      flavia.tavares.net@gmail.com

      Excluir
  2. Demis,

    Por aqui mantenho bebedouros, mas as cambacicas tais como os bfs esvaziam em menos de 24 horas. Não sei se estão com sede mesmo, ou encontraram certa facilidade por aqui ou o as queimadas estão sendo grandes..

    Por aqui aparecem muitos dos tesourões e um pequenino com bico veremelho..

    Este pequenino adora as flores de boldo.

    Abraços.

    ResponderExcluir

Muito obrigado pelo seu comentário, nos encontramos na próxima passarainha!!! "quem sabe, não?!"

Grande abraço ;)

Postagens populares