sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Dança dos Tangarás - Blue Manakin Dancing

Tudo deu certo no dia, André Luiz Briso um grande amigo de Araçatuba-SP me disse que dia 18 estava vindo para São Paulo e queria ir até a Serra da Cantareira para fotografar, porém no meio da semana me enviou um e-mail dizendo que havia se enganado e que não era dia 18 e sim dia 25.

Tudo bem... esperamos o outro final de semana e o tempo fechou, ficou nublado e chegou a chover na sexta-feira. No sábado o tempo ficou o tempo todo fechado mas não choveu, logo pensei, se continuar assim a gente consegue ir até lá, pelo menos ele consegue fotografar aves de mata fechada.

No domingo acordei cedo e já olhei para janela, o tempo estava todo fechado mas não chovia. Deixei tudo preparado e aguardei a chegada do André.

Chegamos na Cantareira às 8:00hs comecei a mostrar várias aves pra ele disse que como o tempo estava nublado o chance de ver gaviões voando seria pequena mas as aves de mata fechada continuam suas atividades normalmente, foi quando chegamos na represa do núcleo e dei um pulo, apontando para o céu e dizendo, "FOTOGRAFA, FOTOGRAFA É O PEGA-MACACO!!!!!", o bicho passou muito perto de nós sobrevoando por cima da represa e vou indo em direção aos pinhos que tem na borda.

Comecei a assobiar imitando seu canto mas não consegui atrair ele para nossa direção, o melhor foi que o André conseguiu fotos, e boas até para as condições do tempo, vejam:


Foto por André Luiz Briso

Bem, para quem achava que não ia ter gavião e já começa com gavião-pega-macaco (spizaetus tyranus) começou bem não?

A trilha sempre muito boa rendeu várias espécies para o André, foram mais de 25 espécies em 2 quartos de dia.


por André Luiz Briso - joão-porca (Lochmias neumatra)

por André Luiz Briso - bico-chato-de-orelha-preta (Tolmomyias sulphurescens)

por André Luiz Briso - barbudo-rajado (Malacoptila striata)


por André Luiz Briso - chupa-dente (Conopophaga lineata)


por André Luiz Briso - choquinha-de-garganta-pintada (Myirmotherula gularis)


por André Luiz Briso - miudinho (Myiornis auriculatus)


O André queria muito fotografar uma figurinha carimbada da Mata Atlântica, o tangará (chiroxiphia caudata) conseguiu um registro bem ruinzinho no meio da trilha, mas eu disse a ele, calma, já já você melhora esse registro.

Vejam o registro que ele tinha feito até o momento:


Estávamos chamando o pi-puí (synallaxis cinerasces) e já íamos embora, quando comecei a ouvir vários tangarás... Até o momento não tinha nada de mais, só um bando de tangarás cantando e chamando.

Fomos até o local e usei o playback para atraí-los... Fiquei imprecionado com a agressividade do belo macho que veio até mim. Porém nada de fotos...

Ficamos ali usando o playback com muita cautela pois o bicho estava voando pra lá e pra cá muito próximo de mim.

Foi quando comecei ouvir vários tangarás ao mesmo tempo, esse individuo foi ao encontro dos demais e logo em seguida comecei a ouvir o som típico de dança.

Começamos a procurar até que encontrei, muito longe, mas finalmente eu estava presenciando a dança-dos-tangarás.. foi então que resolvemos ir atrás, bem... agora vejam o vídeo:


Essa é a foto que o André conseguiu:

por André Luiz Briso - dança-dos-tangarás

Grande abraço a todos e até a próxima passarinhada ;)

7 comentários:

  1. Foi um dia maravilhoso! Encontrar um amigo, distrair, divertir e sair da rotina do dia a dia era tudo que eu precisava.
    Conhecer tantas espécies em um só dia foi fantástico. Claro que dos 30 lifers, o Pega Macaco e os Tangarás foram sensacionais.
    Obrigado meu amigo! O seu conhecimento e a humildade são grandes diferenciais. Não mude nada!
    Espero poder contar com vc na próxima passarinhada em SP.
    Um abraço
    André Briso

    ResponderExcluir
  2. Que beleza Demis!
    Esse é um momento a ser saboreado!

    Esses caras sabem como cortejar uma dama!

    Um abraço
    monica ruiz

    ResponderExcluir
  3. Que bela passarinhada. A postagem está ótima,e o vídeo dos tangarás é o melhor que já vi. Melhor que isso só ao vivo.
    parabéns.

    ResponderExcluir
  4. Sensacional, tanto a excepcional dança dos tangarás como o aniversário na Guainumbi. 2012 festejaremos juntos, Abração!

    ResponderExcluir
  5. Melhor impossivel!
    PEGA-MACACO é um desejo meu...

    ResponderExcluir

Muito obrigado pelo seu comentário, nos encontramos na próxima passarainha!!! "quem sabe, não?!"

Grande abraço ;)

Postagens populares