domingo, 11 de dezembro de 2011

Minhas Férias: Terceira Parada, Intervales

Bem, voltando pra casa nem desfiz as malas, lavamos a roupa suja e colocamos de novo na mala e fomos direto para Ribeirão Grande-SP lá é onde fica o Parque Estadual de Intervales, um dos melhores lugares do Brasil para observação de aves.

Dessa vez fomos minha esposa, eu e meus amigos Gilberto Lima e Victor Chahin.
Conheci Intervales no ano de 2009 quando estava começando a me aventurar nas matas do Brasil, fiquei muito feliz em voltar agora com uma certa experiência no assunto, e FOI DEMAIS!!!

No primeiro dia sem precisar sair para trilhas, só ali perto conseguimos ver, ouvir, fotografar, filmar o seguinte:
Gaturamo-rei, Sabiá-laranjeira, Tecelão, Arapaçu-verde, Corocochó, Capitão-castanho, Picapauzinho-verde-carijó, Catraca, Saíra-sete-cores, Bem-te-vi-pirata, Tororó, Cabeçudo, Bico-virado-carijó, Maitaca-verde, Sanhaçu-frade, Zidedê, Verdinho-coroado, Tiê-preto, Andorinha-serradora, Sabiá-poca, Beija-flor-de-fronte-violeta, Tachuri-campainha, Saíra-preciosa, Bem-te-vi-rajado, Saci, Tico-tico, Coleirinho, Saí-de-pernas-pretas, Urubu-de-cabeça-vermelha, Beija-flor-de-banda-branca, Frango-d'água-comum, João-pobre, Tiê-sangue, Suiriri, Pavó, Tuque, Arapaçu-de-garganta-branca, Peitica, Pintassilgo e UFA.. ACABOU rs... Corujinha-do-mato.

Bem... isso foi o que consegui lembrar ou fotografar, teve mais sim isso é certeza, mas já deu pra ter ideia né!? :)

Aqui algumas fotos do primeiro dia:
Gaturamo-rei

Corocochó

Pegada de Cachorro-do-mato

Catraca

Bico-virado-carijó

Saíra-preciosa

Saí-de-pernas-pretas

Aqui um casal de João-pobre

A quantidade de aves que existe na região de Intervales é fantástica, para quem tem ouvido treinado fica complicado, chega a dar dor de cabeça de tanta ave que se consegue ouvir e identificar, é espetacular.

Enfim, foram mais cinco lifers, na verdade 7 no total, quando um observador de aves passa de 500 espécies, chegar em um lugar desses e conseguir 5 lifers é muito, o nivel de dificuldade e raridade vai aumentando cada vez mais, vejam as fotos das espécies que vi e consegui foto pela primeira vez:
Começamos com o pé BEM DIREITO, olhei pro lado e vi ao longe uma Jacutinga se alimentando em uma árvore bem longe. Como se quisesse se exibir levantou voo e veio em nossa direção, passou por cima da gente, foi INCRÍVEL!

Depois foi a vez de outra beleza rara, o pequenino Macuru, achava que essa ave fosse do tamanho de um malacoptila mas me enganei feio rs... Um bicho MUITO BONITO.

Estavamos o Betinho e eu na trilha juntos quando ouço um som que fez meus ouvidos delirarem, o Tropeiro-da-serra estava ali do meu lado, uma pena que não consegui uma boa foto mas valeu demais ver esse bicho.

Já voltando começamos a ouvir um canto lindo, foi quando o Betinho avisa: "é o Ramphocaenus melanurus" comecei a chamar o bichinho e ele veio, veio muito perto, ficou na nossa cara e eu estava na frente de mais uma ave que queria muito ver, o Bico-assovelado, bicho bonito pequeno, com o bico comprido, ficamos impressionado com a aproximação dele, até o Betinho tirou a camera dele para fotografar. Além da foto consegui uma ÓTIMA gravação desse bicho cantando.

A noite chegou e fomos atrás das corujas, o tempo estava muito frio pra bacuraus até que essa danada passa voando na frente do carro, finalmente consegui fotografar, já tinha visto a Coruja-listrada em Campo do Jordão, mas na ocasião eu estava sem camera, dessa vez foi diferente.


No ultimo dia, tive o prazer de encontrar mais dois lifers, logo quando acordei comecei a ouvir o Pixoxó cantando como louco, fui lá fora, consegui uma boa gravação e chamei o bicho, finalmente consegui ver e fotografar, foi um registro, mas fiquei contente mesmo assim.


Para finalizar, e com chave de ouro, mais uma espécie que queria muito ver a Galinha-do-mato, não consegui uma boa foto mas valeu demais ver essa ave que eu nunca tinha visto ou ouvido.

É isso aí pessoal, o Parque Estadual de Intervales é um lugar maravilhoso com excelentes guias (Betinho muito obrigado mais uma vez), bom e barato.

Um grande abraço a todos e até a próxima passarinahda ;)

5 comentários:

  1. Vocês são incríveis. Eu ainda não vejo muitas diferenças, esse macuru, o bico-assovelado e a catraca, tudo pra mim parece curruila!:-))
    E que coisa linda o Gaturamo! Bom programa!

    ResponderExcluir
  2. Oi Angela !
    Pois é: Esta aí a validade da saída de campo - vc descobre as sutilizas entre as aves semelhantes...
    Boas Festas!
    Paulo Boute.

    ResponderExcluir
  3. Sim... o fato de sair em campo te da sutilezas na identificação que as vezes nem estão em publicações.

    Muito obrigado por visitarem meu blog ;)

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Demis, esse lugar realmente é lindo, fui duas vezes esse ano que quero voltar muitas outras, só não tive tanta sorte de ver a galinha do mato.
    Parabéns
    Prof. Douglas Bete

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo passeio, pelas aves, pela fotos e pela gostosa descrição de tudo.

    ResponderExcluir

Muito obrigado pelo seu comentário, nos encontramos na próxima passarainha!!! "quem sabe, não?!"

Grande abraço ;)

Postagens populares