terça-feira, 14 de junho de 2011

Encontro inesperado

Neste fim-de-semana estive no Morro Grande em Guarulhos-SP junto com o pessoal da prefeitura (Cristiane, David, e Jorge) fizemos um levantamento de aves por lá e no decorrer de tudo foram mais de 70 espécies no dia.

Chegamos no local por volta das 7:00hs da manhã, estava um nevoeiro que só rs... mas com o tempo foi melhorando bastante e consegui várias fotos, além de um registro novo para Guarulhos.

Ficamos boa parte do tempo em uma trilha, foi ali que vi, ouvi e cansei até na verdade de ver tanto barbudinho (Phylloscartes eximius), é sério, os bichos moram tudo ali rs... Depois subimos o pico de carro e viemos descendo aos poucos parando várias vezes.

Quando estávamos mais ou menos na metade do caminho, ouvimos um barulho estranho na mata, parecia macacos brigando, foi ficando cada vez mais intenso e logo percebemos que não era macacos, porém não tínhamos a menor ideia do que era. Ficamos atento, comecei a gravar tudo e fomos mais próximo de onde estava a gritaria toda, o som era medonho, outra hipótese (que da pra ouvir na gravação, pela voz de David) era de um animal sendo predado por outro, foi quando percebemos que os bichos "caíram" no chão e começaram a correr na mata.

Deixei meu gravador com a Cristiane e saí correndo seguindo o barulho. Nesse momento ouvia somente um ofegando e soltando um som baixo que rasgava o ar.
Chegamos em um corredor, uma pequena trilha, que é usada para o escoamento de água, nesse momento estava eu e o David ali do lado, começamos a ouvir o outro individuo chegando e o primeiro começou a vir na nossa direção.

Até aquele momento não sabíamos o que era, a mata era bem fechada e só ouvimos tudo o que aconteceu.
O som foi chegando cada vez mais perto e percebi que o bicho ia atravessar a estrada, nesse momento me afastei para dar espaço para fotografar e para o bicho não se assustar antes de sair na estrada.

Foi quando finalmente saiu... muito rápido ele subiu o barrando entrou na estrada, consegui fazer três ou quatro fotos e o bicho pulou para o outro lado. Logo em seguida percebemos o movimento atras, o outro vinha chegando, ele apontou a cabeça, metade do corpo, mas olhou pra gente, fiz o foco mas ele foi bem mais rápido que eu, deu meia volta e SUMIU NA MATA.

Bem... eis aqui a foto de um desses dois briguentos:


Pois é, foram duas Iraras e para quem quiser eis aqui a gravação de toda história (foram os três minutos mais emocionantes de mata que eu já tive até o momento)



Para quem quiser ver as fotos do dia, acesse o link abaixo.

Um abraço a todos e até a próxima passarinhada!

5 comentários:

  1. Reparem que no minuto 2:54 é o momento que ela sai na estrada e eu consigo fazer três ou quatro fotos, foi um momento MUITO RÁPIDO :)

    ResponderExcluir
  2. É isso aí Demão, já tive alguns encontros bacanas aqui em Jaú com macacos pregos, veado(bicho), rsss, lebre exótica(aquela orelhudona e grande). Como diz um amigo, valeu o ingresso e mais o brinde. Abração!!!

    ResponderExcluir
  3. Bem legal Demis.
    Meses atrás, também passarinhando em Rio Claro-SP, toparam conosco um grande bando de quatis, atravessaram a trilha tranquilamente. Pude fotografar e filmar os últimos da fila. É sempre muito agradável esses encontros.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Sensacional! Já tive uma oportunidade parecida em Porto Murtinho lá por 2005, quando vimos uma saracura subindo em uma árvore (comportamento pouco comum para a ave) e, procurando a razão, vimos duas iraras muito irritadas e fazendo barulho, muito legal!

    Abraços,

    Tietta Pivatto
    Bonito - MS

    ResponderExcluir
  5. Ave, Demis! Que bacana ter ouvido a gravação e recordo perfeitamente o tal do barulho, agora teria que pesquisar amis a respeito porque no caso das iraras que fotografei na Reserva Rio das Furnas e que vc viu uma das fotos (tenho outras mais) elas não estavam brigando, apesar de ter um primeiro momento feroz, em que a fêmea (identificada pela vulva vermelha e brilhante, fotografada, refletindo ao sol) estava muito brava, e foi quem correu atrás do macho. A subida ao cedro foi precedida por estes sons muito parecidos com o que vc postou. Depois, como ficamos na espreita e batendo chapa atrás de chapa com uma 300 x 2, longe o suficiente para não interferir na cena, tivemos o prazer de assistir tudo o que foi descrito (http://riodasfurnas.blogspot.com.br/2012/05/irara-em-chamas.html). É uma cena raíssima, sem dúvida esta com a qual fomos agraciados. Abração e grato por postar esta gravação!

    ResponderExcluir

Muito obrigado pelo seu comentário, nos encontramos na próxima passarainha!!! "quem sabe, não?!"

Grande abraço ;)

Postagens populares