sábado, 31 de dezembro de 2016

Guiando João Paulo Krajewski na Trilha dos Tucanos e Carlos Botelho

Estava em um dia como outro qualquer e de repente, minha amiga Silvia Faustino Linhares entra em contato comigo dizendo que acabou de indicar para um amigo dela. Eis que esse amigo vem falar comigo e esse é o João Paulo Krajewski. Pra quem não conhece, o cara é fera, fotógrafo e cinegrafista de natureza, já ganhou vários prêmios internacionais, livros publicados, saiu em revistas, faz parte do Domingão Aventura, ou seja... Deu até uma certa tremedeira hahahahaha...

Combinamos o roteiro e fomos para a Trilha dos Tucanos, lugar que acho incrível, de mata linda e variedade de aves excelente, mamíferos, répteis, anfíbios, biodiversidade completa para quem gosta de natureza! Chegamos a tempo para fazer uma trilha, mas quem deu um show, foi a Irara que veio atrás das bananas dos comedouros e colaborou demais para boas fotos.

Irara | Tyra

Depois disso, fomos para a trilha, mais para um passeio, João Paulo, Roberta e eu e até que deu algumas fotos do Trovoada, ave bonita e endêmica da Mata Atlântica. 

Voltamos para o comedouro e além dos beneditos-de-testa-amarela quem deu um show, foi o Tucano-de-bico-verde, que nessa época é bem difícil de vir nos comedouros, fez altas poses para excelentes fotos!

Tucano-de-bico-verde | Red-breasted Toucan
No dia seguinte, fizemos a trilha principal da pousada e o João Paulo ficou encantado! Choveu durante a noite, o dia amanheceu com sol, a mata estava deixando qualquer um de queixo caído, bem propício para ALTAS FOTOS! Além das aves que mesmo em uma época não muito boa, colaboraram bastante.

Tietinga | Magpie Tanager


Opilhão andando pelas samambaias


Foi quando apresentei ao João Paulo, a Maria-leque-do-sudeste, ave endêmica da Mata Atlântica, ameaçada de extinção, constrói seu ninho em cima de riachos de águas cristalinas dentro da mata e pra ajudar, essa estava com filhote e em um momento bem especial, de alta atividade. Quando João Paulo viu tudo aquilo em um conjunto de uma luz favorável ele disse: Vamos ficar aqui o dia todo!

Depois disso, só saímos em dois momentos, quando ela entrou para o ninho (e ficou por uns 10 ou 15 minutos) e para almoçar. Na maioria das vezes, só observando em conjunto de um outro amigo Norton Santos que veio até a Trilha só para fotografar essa ave. A ave estava muito tranquila, não ficou em momento algum incomodada com a nossa presença, caçava os insetos diante de nossos olhos, as vezes a poucos CENTÍMETROS de nós e voltava para um de seus poleiros e em seguida, levava para o filhote, foram fotos, vídeos de praticamente todos os momentos, foi impressionante ver a dedicação de uma mãe alimentando seu filhote, foram por volta de mais de 50, 100... idas e vinda para o ninho durante o dia todo.

Maria-leque-do-sudeste entrando no ninho | Atlantic Royal Flycatcher entering the nest 

Até que, em um momento de descanso chegou o momento que todos estávamos esperando, em um poleiro excelente ela se limpava até que em uma fração de segundos, a fêmea abriu o leque, foi tudo muito rápido, mas o suficiente para todos capturar o momento. Foi incrível! Como uma ave pode em segundos se tornar tão poderosa e magnifica. Natureza sua linda!!!!!

Maria-leque-do-sudeste | Atlantic Royal Flycatcher

No dia seguinte voltamos ao local para filmar algumas entradas e saídas para alimentar o filhote e para fotografar algumas paisagens que esbanjavam sua beleza no amanhecer. Ficamos até o almoço e depois partimos para São Miguel Arcanjo para o Parque Estadual Carlos Botelho.

Chegamos bem tarde e nos hospedamos na Pousada Parque Taquaral que fica a 400 metros da entrada do parque, fomos muito bem recebidos pela Juliana Alves e no dia seguinte fomos para o parque andar pelas trilhas atrás do Muriqui, o maior macaco das Américas.
Não foi dessa vez que eu vi esse primata, mas a mata do parque é linda, conhecemos um "novo" lugar para passear e com uma mata de encher os olhos, o dia foi dos répteis e anfíbios, teve Jararaca (que se assustou com o João Paulo quase pisando nela), teve o Sapo-de-chifre e um lagarto lindo!

Jararaca | Viper Snake

Sapo-de-chifre | Toad

Lagarto | Lizard


E assim encerrou minha guiada com João Paulo e sua esposa Roberta, foram 4 dias de troca de conhecimentos que foram fantástico, gostei demais dessa oportunidade. 


Muito obrigado João Paulo, Roberta e claro, Silvia Linhares, sem você esse casal não teria chegado até mim.

2 comentários:

  1. Excelente relato. Você e o JP são dois queridos que amam e respeitam a natureza tanto quanto eu. Sabia que daria certo essa parceria. Não vejo a hora de ver as imagens do João Paulo Krajewski. Feliz por vocês.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Demis! Foram dias muito legais observando nossa bela e querida Mata Atlântica. Abraços, JP.

    ResponderExcluir

Muito obrigado pelo seu comentário, nos encontramos na próxima passarainha!!! "quem sabe, não?!"

Grande abraço ;)

Postagens populares