quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Minhas férias: Primeira parada, Dourado e Itirapina

Novembro chegou e com ele minhas férias tão desejadas, minha meta era bater a marca de 500 espécies observadas e registradas, decidi que era hora de fazer a tão programada viajem para Dourado-SP me encontrar com Cal Martins, já havíamos combinado a muito tempo atras uma passarinhada, mas devido a vários fatores nunca sobrou tempo para essa tal passarinhada.


Ele é conhecido como o "incansável", eu como "alucinatus" rs... dupla perfeita para passarinhada não?!


Fui para Dourado no dia 4 de novembro, fui muito bem recebido pelo Cal e sua família, durmi na casa dele mesmo e acordamos cedinho e fomos para Itirapina-SP, chegamos no local por volta das 5:30hs da manhã, o sol ainda não tinha nascido e vimos na frente do carro algo se movimentando, quando nos aproximamos, fiquei PASMO!!!! O bicho parou na frente do carro e ficou andando pra lá e pra cá, sempre na frente do carro, finalmente mais um sonho realizado, eu estava na frente de um Lobo-guará adulto, menos de 5mts de distancia, foi inacreditável, aquelas orelhas enormes, as pernas compridas, o jeito de andar desengolçado, FANTÁSTICO!!! Vejam as fotos:




O dia prometia muito, já começamos com um mamífero SUPER RARO na nossa frente assim... Bem, ficando a pé foi que começou a brincadeira :)

Fiquei encantado com a exuberância do cerrado brasileiro, no meio do mato seco amarelado víamos belas flores, de vários tipos como essas:








 
É como disse o Cal, "É impossível passar se notá-las."

Em campos de cerrado a vista é basicamente assim:





Bem, enfim chegou a vez das aves, e QUE DIA!!! Além de eu já bater minha marca de 500 espécies conseguimos registros importantes na região. O primeiro "liferzinho" a ser visto foi o danado do
papa-moscas-do-campo.


Uma avezinha muito graciosa, bonito, tem um canto bem curioso parece uma buzininha, chega ser engraçado.

Depois disso veio o Bico-de-pimenta um bicho bonito que fica cantando muito nos campos e vive em pequenos bandos.

Quando eu estava fazendo essa foto, ouço o Cal desesperado me chamando... fui na direção dele e ele pediu para eu ir mais rápido, quando chego ele aponta e mais uma raridade pequenina na minha frente, o Papa-moscas-canela... uma avezinha muito linda, rara, ameaçada, consegui fazer foto e filmar esse bichinho, lindo DEMAAAAIIISSS..


Depois disso apareceu um caboclinho uma coruja buraqueira e mais pra frente e mais a frente veio em nossa direção uma das aves mais procuradas, por mim, no cerradão... uma bela fêmea de Galito.

Começamos ir na direção dela para uma melhor aproximação e ela começou a vir muito rápida em nossa direção, achei aquilo muito estranho, ela ficou a menos de 2mts de distancia indo pra lá e pra cá quando o Cal muito experiente se ligou: "Demis vamos sair daqui AGORA!", perguntei o porque e ele me respondeu o que eu já suspeitava... "Acho que estamos do lado do ninho dela". E era verdade, a danadinha ficava muito perto da gente, parece que implorava pra gente se afastar:


Fizemos um revezamento e fomos nos distanciando com cuidado, até que ela se acalmou e de repente foi para o chão!!! Na hora eu disse pro Cal, ELA ENTROU NO NINHO!!! O Cal perguntou onde foi, esperamos um pouco e nada... chegamos um pouco perto (uns 6mts) para tentar ver onde ela estava, e ela saiu, do mesmo local onde tinha descido. Bem, com a certeza de que ali era um ninho, não chegamos mais, muitos iriam até o local para fotografar o ninho etc... mas não... Não sabíamos como era seu comportamento, e se tivesse filhotes ali? E se ela abandonasse o ninho por nossa aproximação? Resolvemos garantir... 

Fomos para uma area mais alagada, ouvimos a tão rara e procurada Laterallus xenopterus, DUAS VEZES mas muito longe, antes atravessamos uma estrada arenosa e vimos uma pegada de onça-parda:

Atualizando: Pessoal, essa é uma pegada de Lobo-guará provavelmente uma pata traseira (Valeu Bruno Salaroli).

Aí chegou a choca do cerradão, a Choca-de-asa-vermelha, consegui fazer uma foto dela se alimentando:

Depois quem chegou foi o Canário-do-brejo um bicho muito bonito e bravo, consegui uma boa gravação dele e uma bela foto:

Depois dessas duas belezas foi a vez de outra espécie dificil, o canário-rasteiro, chegou um.. depois chegou o casal, foi muito legal :)


Bem.. depois disso, e veja estávamos só começando a passarinhada rs..., voltando para trilha principal eu olho pro lado e vejo lá longe um pontinho preto e branco, GALITO, MACHO!!!! "Onde?" disse o Cal, eu.. aqui, vem... E era... não um, mas dois machinhos, lindos voando exibindo sua pluma impecavelmente bela...




Depois disso e sempre andando foi a vez de mais uma bela espécie endêmica de cerrado o tapaculo-de-colarinho, e olha... que bicho LINDO!!! Não para de cantar e ficou bem tranquilo... usei um pouco de playback até ele chegar, depois disso só fui me aproximando e ele ficou ali parado cantando pra quem quisesse ver, fotografar, gravar, filmar, etc... rs... Vejam que bela ave:

Depois dessa maravilha de espécie começamos a ouvir uma ave que o Cal já tinha ouvido por ali mas nunca tinha visto, o Perdiz, comentei com ele que o bicho vem no playback, demora, mas vem... ficamos na estrada fazendo um joguinho, ele cantava e eu respondia com o playback e por assim ficou por uns 5 minutos... o bicho estava bem longe mas estava se aproximando, como a area é muito grande tem que ser assim, a gente escuta os bichos lá longe, chama e responde, chama e responde... Enfim, o bicho estava cantando a uns 10mts da gente mas nada de visualizar, o mato era alto... o Cal resolveu ir de encontro com ele, como ele nunca tinha visto a ave, foi indo em direção de onde vinha o canto.. quando faltava uns 3mts o bicho levantou voo, é impressionante como o bicho é grande e rápido, conseguimos dois registros bem vagabundos rs... mas valeu...

Depois disso mais uma ave rara, a Cigarra-do-campo, bicho bonito, lembra um sanhaçu-de-coleira mas é característico de cerrado aparecendo bem pouco na caatinga e mata-atlântica...

O dia já estava acabando ali, a água no final, a fome já estava grande, e o dia não podia ficar melhor.... 

Não podia? AH, PODIA SIM!!!! 

Quando o Cal estava chamando a Bandoleta (só ouço esse bicho até hoje, nunca vi rs...) resolvi chamar uma ave muito rara no cerrado de São Paulo, toquei o playback por uma ou duas vezes... 

E NÃO É QUE O BICHO APARECEU?! 

Veio voando, pequenino silencioso, pousou numa árvore a uns 7 ou 10mts, minhas pernas começaram a tremer rs... gritei pro Cal: "CAL... O CHORÃO, ELE APARECEU!!!!" esse chorão é o pica-pau-chorão, uma das aves mais difíceis do cerrado. O Cal saiu do meio do mato correndo e perguntava: "ONDE, ONDE?" Estava bem na nossa frente... o bicho não respondia playback, só voava ao redor, sempre quieto... conseguimos umas boas fotos desse bicho, uma pena que ele não deixou a gente chegar perto.

Bem... foi um dia fantástico, mas não terminou aí rs... voltamos para Dourado e lá fomos atras dos caboclinhos. Infelizmente não achamos muitos, a área onde eles costumam vir esta sendo desmatada cada vez mais, já avisamos e estamos tentando conversar com os donos do local mas esta difícil... cada ano tem menos capim para eles e cada ano vem menos caboclinho, mas enfim, veio mais dois super lifers, o Caboclinho-de-barriga-vermelha e a Patativa:



Fora eles teve duas espécies que sempre que eu ver eu vou fotografar, são lindas e "incansavelmente" belas, o Caboclinho e o Curió:



Bom... foi praticamente impossível eu fazer um post pequeno falando dessa passarinhada... e não acabou por aqui, vejam abaixo mais algumas fotos de um belo lagarto Teiú de um casal da Ariramba-de-cauda-ruiva e mais um lifer pra mim o Cavalaria:





Bem, foi isso pessoal, AH! Só pra finalizar rs... voltando pra casa estava perto do rio Jacaré-guaçu, tive que parar o carro no acostamento... tinha um bando enorme de Tuiuiús a maioria jovens:

Cal Martins, muito obrigado, muito obrigado mesmo pela passarinhada, foi muito bom ver todas essas aves tipicas de cerrado e tenho certeza que não conseguiria isso sozinho (pode até ser que sim, mas eu demoraria muito mais tempo rs...) a passarinahda foi perfeita, exatamente como você disse em suas fotos no wikiaves.
Grande abraço pra você meu amigo!!!

Vejam alguns "takezinhos" das gravações que fiz:

Grande abraço a todos e até a próxima passarinahda ;)










5 comentários:

  1. Grande Demis.... maravilha de passarinhada....
    Ótimo post.
    Agora tem q pensar em vir pra amazônia meu amigo... te espero aqui.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Olá, Demis, adorei as fotos, que viagem maravilhosa! Eu que me considero um calanguinho fico sempre impressionada com a beleza das aves do cerrado.
    Sds, Rochely

    ResponderExcluir
  3. Demis:

    Registros preciosos!

    As fotos documentam a importância dos cerrados e dos campos paulistas, que estão à beira do desaparecimento.

    Os campos úmidos de Itaqueri da Serra, Itirapina, São Carlos, Campinas, Jaguariúna, Paranapiacaba, e tantos outros, vão sendo rapidamente destruídos, e muito pouco se faz para preservá-los!

    Isso sem falar nas matas, cerrados, brejos, restingas, manguezais, que vão se acabando, juntamente com sua biodiversidade riquíssima e mal conhecida.

    Os observadores de aves estão provando que ainda há o que se preservar, se existir mobilização para exigir e interesse para garantir unidades de conservação em todas as regiões, bem como respeito às APPs.

    Áreas naturais são insubstituíveis!

    Parabéns pelos levantamentos e pelas fotos preciosas!

    Grande abraço,

    Celso

    Celso do Lago Paiva
    Instituto Pró-Endêmicas
    http://br.groups.yahoo.com/group/proendemicas/
    Curvelo MG

    ResponderExcluir

Muito obrigado pelo seu comentário, nos encontramos na próxima passarainha!!! "quem sabe, não?!"

Grande abraço ;)

Postagens populares