sábado, 31 de dezembro de 2016

Ultima guiada na Trilha dos Tucanos de 2016

Foram muitas idas e vindas esse ano, uma média de 4 vezes por mês, eu tinha que fechar com chave de ouro! Um lugar realmente especial, que quero firmar cada vez mais meus roteiros incluindo como base a Trilha dos Tucanos, não é um lugar de apenas comedouros, a Trilha dos Tucanos está em uma região fantástica, nos comedouros ou nas trilhas, ou nas estradas, onde você estiver ali, terá bons resultados digo a todos que, na minha opinião, este é o melhor lugar para passarinhar na Mata Atlântica do Sudeste, o custo benefício é fantástico! Você anda pouco para ver muito.

Fui chamado pela minha querida amiga Silvia Faustino Linhares para passar um dia na Trilha, recomendei que passasse pelo menos uma noite, é o que digo a todos, vale a pena, acordar lá, descansado para fazer as trilhas é algo especial! Fomos para a Trilha na parte da tarde chegando lá antes de escurecer. O calor estava reinando mas dentro da mata sempre é mais fresco e logo de cara, já nos deparamos com um casal de Maria-leque-do-sudeste bem ativo, comendo insetos e já fotografamos nosso objetivo principal da viagem (que era melhorar a foto dessa ave). Porém percebemos que esse casal ainda nos traria melhores emoções, portanto deixamos o local por causa do cair da noite, mas já com planos para voltar no dia seguinte e buscar a tão sonhada foto dessa ave.

Maria-leque-do-sudeste | Atlantic Royal Flycatcher
O dia seguinte amanheceu ótimo e já começamos com um grandioso e procurado lifer para Silvia, o Pica-pau-de-cara-canela, conseguimos boas fotos da ave se alimentando, depois de uma boa subida de morro para chegar próximo da ave. Além dessa ave ser rara, ela é ameaçada de extinção e fazia muito tempo que eu não a via na Trilha dos Tucanos, da ultima vez foi só de relance, fora isso fazia meses que a ave não dava sinal por lá. Fiquei extremamente contente em saber que essa femeazinha ainda está por ali e nos permitiu a aproximação para ser registrada!

Pica-pau-de-cara-canela | Helmeted Woodpacker

Depois disso, fomos para as melhorias de foto. O primeiro foi o Macuquinho, que deixou ser fotografado enquanto cantava em sua toca (só de canto e não de moradia), depois, foi a vez do entufado que nos deu um verdadeiro SHOW! Deixou a tremedeira tomar conta de nós dois. O bicho cantou por três vezes seguidas no limpo, naquele galinho cheio de musgo que você tanto espera que ele suba, coisa linda de ver e de se emocionar.

Entufado | Slaty Bristlefront

Voltando, a Silvia comenta comigo: Poxa eu queria tanto uma foto boa de Tangará, a que eu tenho é tão ruinzinha.... Eu literalmente dou dois passos e olho a minha esquerda e digo: Silvia, ali, ali, no baixo!!!!! Um macho de tangará, LINDO, ela toma frente faz uma ou duas fotos e a ave vai para o rio e começa a TOMAR BANHO!!!!!!! Foram várias fotos e nesse momento a Silvia me alerta, FILMA! Parece que estávamos usando o mesmo cérebro, pois eu já tinha virado a chave para filmar e só estava ajustando o foco. A ave tomou banho e saiu para um poleiro mais alto para se secar. INCRÍVEL!



Chegamos perto das 11:30hs na pousada e disse para a Silvia, temos uma hora para o almoço, acho que vale a pena ir lá na Maria-leque-do-sudeste para fotografar e esperar o horário. Com isso, partimos para o local e foram necessários 30 minutos para o grande feito se concretizar. Apenas alguns segundos, talvez até menos.

Nesse ano, eu já vi algumas vezes essa ave abrir o leque, talvez umas 4 vezes, mas dessa vez foi diferente, eu estava tão confiante que ela faria isso, a Silvia estava tão conectada comigo também e de bons pensamentos para que isso acontecesse que quando aconteceu, foi algo quase que esperado. No entanto que da mesma forma que aconteceu com o tangará, ela me pediu para filmar e eu já estava ajustando o foco para filmar... o vídeo completo demora apenas 30 segundos e foi o único vídeo que fiz da ave nesse dia!



Quando terminou, só percebo a Silvia voltar a respirar e soltar um palavrão de felicidade! Foi para lavar a alma, um lugar especial, várias aves especiais e momentos impagáveis que fecharam mais do que chave de ouro esse ano.

Obrigado Trilha dos Tucanos pela confiança e participação desse meu trabalho que quero firmar ainda mais em 2017, obrigado Silvia Faustino Linhares, pela confiança, pela escolha e pelos bons momentos desse ano e dessa ultima passarinhada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário, nos encontramos na próxima passarainha!!! "quem sabe, não?!"

Grande abraço ;)

Postagens populares